Um dia de cada vez

11.9.13

E o que é que tenho andado a fazer?

Os dias são passados em casa com algumas escapadelas rápidas à rua para tratar de algumas coisas e por vezes para me "mimar", como uma simples ida ao cabeleireiro para esticar o cabelo ou pintar as unhas (há que tratar de nós mesmas). Até agora, só saí com os 2 à rua para ir à primeira consulta ou para os pesar  * .  A logística (e cansaço de não dormir) tira logo o ânimo de ir dar uma volta ao jardim.

Sem dúvida que esta etapa tem sido um GRANDE desafio físico e psicológico mas tem corrido tranquilamente (dentro do possível para quem está em casa com 2 bebés e uma girl de 2 anos).

Uns dias são melhores que outros mas as noites (não há que enganar) são sempre terríveis pelo simples facto de se ser "forçado" a estar acordado.
À noite tudo atinge o seu expoente máximo. Os choros, os berros de má disposição, as cólicas, as fraldas sujas, os bolsados...tudo é mau quando estamos cansadíssimas e só nos queremos deitar e dormir ou pelo menos fechar os olhos temporariamente por uns míseros minutos (nem que seja 30 minutos que parecem 2 horas).
Tratar de um único bebé é piece of cake, comparativamente a 2. 2 bebés equivale a estar "de volta" deles no mínimo 1h30 (só na parte de alimentar e arrotar) acresce a esse tempo: a muda da fralda e por vezes da roupa porque se bolsaram e ficaram molhados (no caso do baby T. a mudança de roupa é garantido). Faltam ainda os embalos e mimos para atenuar a dor das cólicas e tentar que adormeçam no seu berço. Uma vez que comem de 3h em 3h mais ou menos, depois disso quando tempo resta até à próxima refeição?

Basicamente, durante a noite, andamos a jogar ao "jogo das cadeiras"mas neste caso é ao "jogo dos berços".  Acho que é uma metáfora perfeita uma vez que andamos a "saltitar" de um berço para o outro e de um lado para o outro ao longo da sala. Ora pouso o T. no berço que (supostamente) já se acalmou e está na fase inicial do sono, ora pouso a M. . Assim que pouso um deles é normal que passado uns minutos haja "refilanço" e lá recomeça o "jogo dos berços".  Toca de voltar a pegar ao colo, colocar a chucha, dar mimos e voltar a tentar colocar no berço enquanto se anda pela sala...a diferença do jogo das cadeiras é que a música são os berros e choros.

Durante a noite só existe um colo (pois um de nós está a dormir) e consequentemente apenas dois braços para embalar. Enquanto um se aninha a mim o outro(a) berra a plenos pulmões para que chegue a sua vez. Quando a B. era bebé mal ela lançava um suspiro íamos logo "acudi-la". Agora com 2, a história é outra.

Se me faz impressão ouvir os choros e berros descontrolados? Faz, mas não posso fazer nada a não ser tentar abstrair-me enquanto dou colo a um deles.

Só me resta respirar fundo e pensar: Um dia de cada vez!
* PS: O teste do Pézinho foi feito cá em casa. O nosso Centro de Saúde oferece essa possibilidade. Uma maravilha! Quando liguei para marcar o teste deram-me essa óptima notícia. A enfermeira era uma querida e os bebés fizeram o teste na tranquilidade do seu lar depois de comerem.
Para quem está à espera de bebé aproveitem para perguntar se o vosso Centro de Saúde tem esse serviço.

Facebook aqui: 

2 comentários:

  1. Bom, resta-me aproveitar as noites de sono descansado que ainda tenho até que as minhas nasçam.
    Força e não desesperes, que em menos de nada isto lá há-de passar :)
    Grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, aproveite! Se ainda conseguir dormir bem :)
      Sim, vai passar a correr é verdade!
      Beijinhos

      Eliminar

comentaŕios

AddThis