Um dia vou levar-vos aqui ..... Ilha do Sal - Parte I

30.9.14








Já lá vão alguns meses desde que tirei estas fotos. Não queria deixar de as mostrar.
4 dias em Cabo Verde, na ilha do Sal. 4 dias noutra realidade. Sem bebés (porque estávamos mesmo a precisar).
Fugir da rotina. Ganhar um novo fôlego para o que se avizinhava.

Na ilha do Sal (na capital Espargos), os meninos e meninas que vivem nos bairros de lata, fazem uma grande travessia até chegarem à escola. Podem demorar 40 minutos ou mais. Se fossem de autocarro demoravam 10 minutos. Caminham com as fardas vestidas sob o sol quente. Levam mochilas de personagens de desenhos animados (que não vêem) que lhes foram oferecidos por turistas que estiveram de férias com os(as) filhos/as.  Na escola têm direito a uma refeição.

Alugar uma casa, pode custar aprox. 300,00€ e o salário ronda os 100€ .... quem trabalha na indústria hoteleira ganha melhor.

Com o início das telenovelas Brasileiras na televisão, as mulheres começaram a fazer exigências. Querem  casar-se (ter um homem fiel do seu lado) e querem determinados objectos em casa (que viram na telenovela). Engraçado ver o poder que um programa de televisão pode ter a nível social/cultural.

É normal o homem ter um primeiro filho/a, que fica por conta da mãe e depois tem outros filhos de outra mulher(es). 

Existem muitas associações de apoio às crianças. Passámos por uma delas, a Associação Castelos do Sal, (em Santa Maria) e deixamos alguns pacotes de rebuçados. Se eu soubesse, tinha levado mais. Por isso, se lá forem, não deixem de levar comida, brinquedos e roupas. As crianças agradecem.

Mais fotos em breve!





















Sem comentários:

Enviar um comentário

comentaŕios

AddThis