Quem ajuda a escolher os nomes?

3.6.13

Cada vez mais perto do grande dia (cerca de 2 meses) e os nomes ainda não estão escolhidos.

Com a Beatriz não hesitámos muito, mas desta vez ainda andamos a ler e a reler o livro da Ana Belo "Mil e tal nomes próprios"  e a tentar tomar uma decisão. O que acontece é que eu adoro alguns nomes de menina um bocadinho out of the box (Guiomar, Camila, Branca) a que o P. torce um bocadinho o nariz. O nome de rapaz já estava seleccionado (igual ao do pai) apesar de eu sempre ter dito que não gostava que houvesse repetição. Existem tantos nomes giros, porquê dar o mesmo nome que o do pai? Alguém me explica esta tendência do cromossoma XY ?

Já quando namorávamos havia esta conversa de dar o mesmo nome ao filho (e eu sempre a tentar dar para trás). Até que percebi que ia ser o desgosto da sua vida. Comecei a imaginar que depois vinha a crise da meia idade e pelo meio o recalcamento de nunca ter podido dar o mesmo nome ao filho.

Até que há 2 semanas, um milagre enexplicável aconteceu. Afinal o P. , já não estava tão inclinado para o mesmo nome. A linha de pensamento foi, são dois bebés (um menino e uma menina) e não seria justo o baby boy  ter nome do pai e a baby girl  não ter o mesmo nome da mãe. Aos olhos dos dois, iria parecer que um era o preferido (mais desejado) pelo factor de ter o mesmo nome. Eu gosto muito do meu nome, mas de maneira alguma iriar dá-lo à baby girl.

Não sou apologista de aguardar pelo nascimento para olhar para a cara do bebé, e aí sim, escolher o nome. Acho que vou estar de tal forma sensível que até Gertrudes me irá parecer bem, por isso, não vou arriscar.

Quando se está a escolher nomes, é inevitável associar-se os mesmos a determinadas pessoas que conhecemos ao longo da nossa vida. É o pão nosso de cada dia referir que gostamos de x nome e vem logo alguém comentar : "ai, esse era o nome de um colega que tive que me puxava os cabelos e me dáva pontapés. Era muito estúpido." Sei que é impossível agradar a todos mas, acima de tudo, o que importa é que os pais gostem dos nomes que escolhem.

Como está tudo em aberto, lembrei-me de lançar uma sondagem para saber quais os nomes que preferem. Na barra direita lateral podem votar nos vossos nomes preferidos. Esta semana começamos pelos nomes de menino e na seguinte, será a vez da menina.

Ansiosa por ver os resultados!


Facebook aqui: 

19 comentários:

  1. Francisca e Bernardooooooooo!!! =DDD

    ResponderEliminar
  2. Diogo Bernardo Gonçalo André Francisca Barbara

    ResponderEliminar
  3. Ora de rapaz os que mais gosto são Duarte, Tomás, Francisco e Manuel.
    Esta fase de escolher nomes pode ser muito divertida. Gosto muito do exercício e de perceber os porquês de cada escolha. Ainda nem casei e já sabemos os nomes dos filhos que vierem!

    Espero que corra tudo lindamente!

    Grande beijinho,

    Teresa Perdigão - www.peasandcarrots.pt

    ResponderEliminar
  4. Francisca e Bernardo!!
    Bjinhos e boa sorte <3

    ResponderEliminar
  5. Dinis , Bernardo ,Vicente , João ... Tantos e tão lindos que fica dificil a escolha !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo difícil e depois chegar a consenso pior ainda!

      Eliminar
  6. Eu so gosto dos out of the box, aqueles nomes que so ha uma vez numa turma;-) por isso acho branca, camila mas sobretudo guiomar muito mais interessantes. Este ultimo incorpora a lindissima palavra mar <3
    So vai escolher um nome ou nome duplo? Bjs e tudo de bom de uma mae que escolheu 8 nomes para as quatro filhas :-)

    ResponderEliminar
  7. Olá, irei escolher apenas um nome! Isso de escolher 8 nomes é coragem :)
    Só tenho de escolher 2 e já é o que é. Obrigada pela sua mensagem.

    ResponderEliminar
  8. Bárbara e Bernardo são os nomes dos meus filhos, por isso são os meus preferidos! :) Mas também gosto de Duarte e Mariana.

    ResponderEliminar
  9. É óbvio que os que mais gosto são Pedro&Matilde ihihhi
    Mas como gostava de ter muitos filhos seriam mais uma Benedita e uma Nazaréth, e os meninos seriam Duarte e Vicente !! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que giro! Faz sentido a marca ter esse nome, então :) Por acaso o P. anda "embeiçado" pela Matilde. E se o nosso do meninno ficasse igual ao do pai seria mesmo essa a combinação. Beijinhos

      Eliminar
  10. só consegui votar nos nomes de baby boys (gustavo e dinis ex aequo), os de meninas não aparecem a votos...
    nunca pensei vir um dia a dizer isto mas o meu preferido é mariana (quando era pequena rogava pragas aos meus pais pelo nome "horroroso" que me tinham posto e a minha maior ambição era mudar de nome aos 18 anos... as crianças são tão palerminhas às vezes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a votação do nome da menina é njá a próxima semana :) Olha que Mariana está muoto bem posicionado cá em casa. Ficas já a saber :)) Isso dos nomes é lindo...quando eu era miuda dizia que se tivesse filhas, ia chamá-las de Mariana e Marta. Mas a primeira baby girl, afinal ficou com outro nome. Beijinhos

      Eliminar

comentaŕios

AddThis